Página de apresentação da Expo LABIA

O Laboratório de Imaginação e Autoria Literária (LABIA) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e sediado no Colégio Pedro II, instituto federal de ensino sediado no Rio de Janeiro. Dele fazem parte os professores Juliana Berlim e Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa, do Departamento de Português e Literaturas da instituição, e estudantes de ensino médio e ensino fundamental integrantes dos projetos de iniciação científica jr. coordenados pelos professores.

Entre as linhas de pesquisa do grupo, está a elaboração de metodologias de ensino em produção literária na escola, integradas ao currículo proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, recentemente reuni parte da produção literária dos estudantes, com comentários que contextualizam essas experiências em turmas de ensino fundamental e de ensino médio, entre os anos de 2018 e 2023.

Assim, a Expo LABIA: Exposição de poemas foi elaborada para circular na comunidade escolar, recebeu versão impressa exposta em local de grande circulação na escola, e é divulgada online entre colegas de trabalho com o objetivo de disseminar práticas que consideramos exitosas e que dialogam com as propostas pedagógicas desenvolvidas a partir da experiência do Laboratório.

Também convocamos os colegas professores de equipe e estudantes integrantes de grupos de leitura e escrita literária na escola, para apresentar textos para a comunidade escolar. Dessa convocação, foi elaborada a segunda parte da Expo LABIA: Exposição de poemas, também afixada nas paredes da escola em espaços de grande circulação, é disponível ao clicar nesse parágrafo.

A Expo LABIA foi apresentada à escola pública onde atuo, no dia 15 de setembro de 2023, e incluiu dois volumes de poemas:

  • Volume 1: Poemas elaborados em situações formais de ensino, como aulas de língua portuguesa no ensino fundamental e no ensino médio, e orientações de iniciação artística e cultural, ou iniciação científica jr.
  • Volume 2: Poemas apresentados para publicação por estudantes e professores, e compostos em condições pessoais de autoria, independentemente das atividades de ensino formal na escola.