
Foi publicado, em setembro de 2022, o livro digital Crônicas da escola: docência ao rés-do-chão, organizado por Thais Labanca e Jacqueline Souza, duas professoras-licenciandas, alunas do professor Marcos Scheffel, de Didática Especial em Letras-Literaturas, na UFRJ. A editora Desalinho e seu editor, Pablo Rodrigues, são responsáveis pela publicação.
A obra reúne crônicas escritas por professores de língua portuguesa e literatura, em formação ou atuantes, ambientadas em escolas que participaram das suas vidas. Assim, as memórias escolares que atuam na docência podem ser observadas, e um resultado é que o que se aprende e se ensina numa escola extrapola o currículo instituído.
Colaborei com o texto “Lembrar, escrever, dançar”, em que lembro um episódio que vivi como aluno, enquanto me alfabetizava, na escola de bairro onde estudava em 1993, no subúrbio carioca. Dançar funk na escola foi uma experiência marcante no meu processo de letramento, e tento ensaiar os motivos nesses parágrafos.
O livro, de acesso gratuito, participa de uma série desenvolvida pelo professor Marcos Scheffel, que, no seu trabalho, tem proposto a licenciandos de português e literatura que escrevam a respeito de suas trajetórias escolares ou literárias como estratégia de formação da identidade docente.