Imagem ilustrativa

Recentemente, ao ensinar a redação aplicada aos vestibulares para as universidades públicas no Brasil, especialmente baseado no modelo do Enem, propus a uma estudante um meta-tema. Depois de um semestre escrevendo mais de 10 redações sobre temas diversos, propus que ela tematizasse seu aprendizado de escrita nesse processo. Por isso, elaborei, imitando as propostas de redação do Enem, uma proposta sobre o seguinte tema: “Interferências no aprendizado de estudantes do ensino médio pela redação do Enem”.

Minha aluna argumentou que a prova do Enem propõe uma “docilização” dos textos de adolescentes, conversando com o conceito de “docilização dos corpos” desenvolvido por Michel Foucault. Além disso, os critérios de excelência da redação do Enem, segundo ela, alienam os escritores jovens das formas de expressão linguística que praticam dia a dia. Por isso, ela propõe que haja valorização de posicionamentos singulares e diversidade estilística e de gêneros textuais argumentativos na prova, como estratégia para lidar com o problema.

A seguir, reproduzo o tema proposto, para quem tiver interesse.

TEXTOS MOTIVADORES

Texto I

A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

INEP. A redação do Enem 2020: Cartilha do participante. Brasília, DF: INEP; MEC, 2020.

Texto II

Quase 96 mil estudantes zeraram a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, e apenas 22 dos inscritos tiraram a nota mil. Os dados de um balanço da prova foram divulgados hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As 95.788 redações zeradas representam 4,22% do total. Ao todo, 2.267.350 pessoas participaram da prova nas versões regular, digital, PPL, para isentos em 2020 e reaplicação. A média das notas foi 634,16 pontos.

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2022/03/17/22-nota-maxima-quase-96-mil-zeraram-redacao-enem-2021.htm. Acesso em: 7 jul. 2022.

Texto III

Devo escrever difícil para impressionar? A resposta para o candidato é: por favor, não faça isto. Ensinam-se os iniciantes a usar conectivos elaborados, mas não se ensina a fazer as conexões adequadas — proliferam conectivos ligando nada a coisa nenhuma, além da tendência desastrada de usar “onde” como conectivo coringa, mesmo sem estabelecer nenhuma relação de lugar, ou então de usar “então” para começar cada frase, o que é absurdo. (…) Ensinam-se os iniciantes, por fim, a usar um vocabulário empolado, burocrático e de cartório, recorrendo a palavras como “destarte”, “decerto”, “supracitado” e “outrossim”, e não a escrever claro.

BERNARDO, Gustavo. Para pensar melhor: A redação da Uerj. Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Ano 12, n. 32, 2019. Disponível em: https://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=69. Acesso em: 13 jun. 2021.

PROPOSTA DE REDAÇÃO 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Interferências no aprendizado de estudantes do ensino médio pela redação do Enem”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.