Imagem de divulgação do livro organizado por Eliane Robert Moraes

Em junho de 2022, a professora Eliane Robert Moraes publicou o livro Seleta erótica, de Mário de Andrade. Nele, a professora seleciona e interpreta o corpus de temática erótica na obra de Mário. O livro foi publicado pela editora Ubu, no contexto do centenário da Semana de Arte Moderna.

Na ocasião da publicação, tive a oportunidade de entrevistar Eliane em parceria com Lucas van Hombeeck, que atua no Blog da Biblioteca Virtual do Pensamento Social, onde a entrevista foi publicada. Na entrevista curta, Eliane desenvolve o motivo da literatura erótica, a que dedica sua trajetória de pesquisa:

Não se trata, então, apenas de uma literatura que tem o sexo como tema. Ou, dizendo melhor, o que está em jogo nesse tipo de texto é bem mais que isso: afinal, a matéria sexual pode ser aferida numa infinidade de livros que, pelo simples fato de lançarem mão do tema, não podem ser alinhados entre as obras que compõem uma erótica. Nesta, o que se propõe ao leitor é algo distinto: trata-se de uma escrita que se singulariza por fazer de Eros seu operador fundamental, elegendo-o como mediador exclusivo de seus jogos entre forma e fundo. Por isso mesmo, antes de ser um modo de pensar o sexo, o erotismo literário é um modo de pensar a partir do sexo.