Numa aula de introdução ao Romantismo para a segunda série do ensino médio, propus uma série de imagens explicativas, baseadas no modelo dos stories do Instagram, como parte do material didático.
Essa sequência de imagens resume a vídeo-aula com o mesmo título publicada no post anterior: “Escrever com plantas: Uma introdução à cultura do Romantismo literário”. Está baseada na leitura de um documento manuscrito de Goethe.
Assim, trabalhamos com as materialidades da literatura (nesse caso, um manuscrito em contexto) numa perspectiva mundial de literatura (nesse caso, o poema escrito em língua alemã e traduzido para o português brasileiro).
É importante considerar o contexto da literatura mundial na escola, pois é arriscada uma formação cultural que desconsidere os textos estrangeiros. A escola pode participar da cidadania com pertencimento global.
Não apenas questões sociopolíticas locais estão implicadas no capitalismo global, como também o Estado nacional não precisa ser o único paradigma para considerar a cultura.














